Mobilidade: Transdev reconhece que informação disponível “não teve distribuição alargada e atempada”

A Transdev, empresa concessionária do sistema de mobilidade da Covilhã, reconhece que “a informação sobre a nova rede, estando disponibilizada nas plataformas digitais, não teve, fisicamente, uma distribuição suficientemente alargada e atempada, não permitindo dar tempo à população para poder planificar as suas viagens”.

Em comunicado, a empresa afirma saber “os impactos desta não antecipação”, garantido que é um assunto ao qual dará “especial atenção nos próximos dias e semanas”.


“Nos próximos dias, o novo diagrama da rede e os novos horários estarão afixados em todas as paragens”, revela a Transedv, sublinhando ainda que “será produzido um suporte completo em formato revista para melhor acesso àqueles com maiores dificuldades de acesso à informação digital”.

Nos suportes digitais, os horários e ligações “estarão sempre disponíveis e atualizados”, anuncia ainda a empresa concessionária, frisando que “todos os comentários partilhados pelos usuários da rede são analisados e respostas serão fornecidas”.

Sobre a linha da Universidade da Beira Interior (UBI), a Transdev afirma que a mesma “estava classificada como uma linha de tempo de aulas e, por essa razão, não foi ativada nos primeiros dias da operação”, garantindo que estará a funcionar a partir de amanhã, dia 5, e aos fins de semana.

Quanto à linha circular 2, “que estava sinalizada apenas para dias úteis”, estará ativa também ao fim de semana a partir do próximo sábado, dia 8.

Na nota de esclarecimentos, a empresa refere ainda que “estão a ser asseguradas linhas especiais para garantir a chegada ao terminal a tempo de fazer a ligação às linhas que servem as zonas industriais”.

“Certos prolongamentos de linha serão também assegurados para responder a necessidades pertinentes que os munícipes nos fizeram chegar, entre outros, para servir o mercado, Bairro da Biquinha e Penedos Altos”, sublinha.

Em última nota, a Transdev diz ter consciência dos impactos que uma alteração de rede tem nos hábitos da população, mostrando-se convicta que, dentro de algum tempo, a população “reconheça que a mobilidade na cidade da Covilhã deu um importante salto qualitativo”.