Sustentabilidade ambiental: Feira de São Tiago recebe chancela “Ecoevento Resiestrela”

A edição de 2023 da Feira de São Tiago, a decorrer até dia 25 no Complexo Desportivo da Covilhã, recebe a chancela “Ecoevento Resiestrela”, com o objetivo de “implementar estratégias de gestão promotoras da sustentabilidade ambiental” no certame.

“Com esta parceria, o Município da Covilhã comprometeu-se a criar e implementar, no local, um sistema de recolha seletiva para deposição de resíduos de embalagens provenientes do público, restauração e entidades participantes”, revela a Resiestrela, sublinhando que faz ainda parte deste compromisso “garantir que os resíduos sejam recolhidos e encaminhados para as instalações da empresa, onde serão triados e, posteriormente, enviados para reciclagem”.


Em nota de imprensa, a Resiestrela diz ter verificado que a organização da Feira de São Tiago “apresentou ações e objetivos que primam pela gestão correta dos resíduos, focados na promoção da prevenção e redução de quantidades de resíduos produzidos, a separação de embalagens, a recolha seletiva e respetivo encaminhamento para reciclagem das quantidades recolhidas no evento”.

Nuno Heitor, administrador delegado da Resiestrela frisa que, “para que um ecoevento tenha sucesso, é imprescindível o compromisso de todos os intervenientes”.

“A organização ao propor a classificação e ao incentivar todos os participantes divulgando a iniciativa; a Resiestrela ao disponibilizar a formação e ao fornecer meios para recolha dos recicláveis; a restauração, que se encontra no recinto, ao separarem os resíduos produzidos e encaminharem para o local indicado; e o público em geral, ao utilizar corretamente os meios que permitem a separação dos resíduos”, explica.

No decorrer da Feira de São Tiago, “todos os resíduos recicláveis são recolhidos e pesados pela Resiestrela, a fim de se quantificar as quantidades recolhidas e enviadas para reciclagem”, pode ler-se ainda no documento enviado à RCC.