UBI: Licenciatura em Cinema acreditada por seis anos

A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior acreditou o curso de 1.º Ciclo em Cinema, da Universidade da Beira Interior (UBI), anuncia a instituição de ensino superios.

Aliado à qualidade de ensino do curso, o grande interesse despertado nos bons alunos é um aspeto elogiado pela Comissão de Avaliação Externa (CAE), que assinala o número elevado de estudantes que procuram a Licenciatura, em média, cinco vezes superior à quantidade de vagas disponíveis, com números recentes a indicar que 91% o fazem em 1.ª opção. Acresce o aumento constante e significativo das notas médias de entrada.


A Licenciatura em Cinema é um dos cursos do Departamento de Artes que beneficia da proximidade científica das outras formações, um fator tido em conta pela CAE.

A equipa docente, devidamente qualificada e com uma ligação estável à universidade, é referida no relatório como bem preparada e com boa proficiência científica, estando os docentes integrados em unidades de investigação de relevo a nível nacional e internacional, como o LabCom – Comunicação e Artes, com avaliação de “Muito Bom”.

Com destaque no Relatório Final da CAE, como “dado muito positivo”, estão as participações de filmes produzidos no âmbito do CE em festivais e mostras, um total de 94 festivais e mostras nacionais e internacionais nos anos referidos no relatório (2019 e 2020), que resultaram em quatro grandes prémios, “bem como a seleção oficial no IndieLisboa, nas Curtas Vila do Conde e no FantasPorto”.