Fundão: Encontros Cinematográficos estreia longa-metragem rodada na Gardunha

A 13ª edição do festival de cinema internacional “Encontros Cinematográficos” vai decorrer no Fundão, na Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, entre 11 e 14 de agosto.  Um dos destaques vai para a estreia nacional de “Senhora da Serra” (Cópia de Montagem), de João Dias, a primeira longa-metragem de ficção totalmente rodada na serra da Gardunha. A estreia está marcada para dia 12, às 15:00, n’ A Moagem.

Um filme que assume a paisagem da serra da Gardunha como palco, partindo de uma releitura das narrativas do culto mariano no interior de Portugal e de lendas da Gardunha.


Esta película conta com a participação de atores como Patrícia Guerreiro ou João Figueira, bem como do Coro da Soalheira e das Adufeiras do Paul.

Este festival contempla projeções de filmes na Moagem e ao ar livre, debates, apresentações, concertos, lançamentos de livros e caminhadas na serra da Gardunha.

O evento tem início no dia 11 de agosto, às 21:30, n’ A Moagem, com um bloco que irá celebrar o centenário do cinema de animação em Portugal e que irá contar com a presença de realizadores.

Neste primeiro dia serão exibidos “Os Salteadores”, “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias”, “Ice Merchants”, “Motus” e “Making of Motus”.

A organização desta iniciativa é da Associação ARS-ID, do Município do Fundão e do Cineclube Gardunha, com a colaboração da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, do Cineclube da Guarda, dos Caminheiros da Gardunha e do Jornal do Fundão.

 Poderá consultar o programa completo AQUI