ASTA estreia novo espetáculo no New Hand Lab a 1 e 2 de setembro

Spectrum é o novo espetáculo da ASTA – Teatro e Outras Artes e tem exibições marcadas para 1 e 2 de setembro, às 21:30, no New Hand Lab, na Covilhã.

“Spectrum não pode ser descrito como uma peça de teatro, mas uma experiência de fruição estética visual e sonora onde cada espetador é convidado a mergulhar numa pós-realidade onde o ser humano interage e aprende a conviver com o universo virtual”, pode ler-se em nota de imprensa.


O trabalho, com encenação de Rui Pires, “propõe uma reflexão sobre o lugar do humano num mundo futuro onde o “homo sapiens” dá lugar ao homo cibernético”.

Sem apresentar juízo de valor, Spectrum pode ser visto como “uma alegoria moderna da caverna de Platão, onde o ser humano se confronta com um novo patamar da evolução da espécie e aprende a lidar com uma realidade nova e desafiante”.

Para Rui Pires, “Spectrum é um exercício de reflexão sobre o futuro das artes de palco. Sem medos, sem preconceitos, a arte espelha a realidade da condição humana e, por isso, faz todo o sentido mostrar como poderá ser a relação entre o ser humano e a máquina. Não imagino ser possível a substituição do elemento humano em cima de um palco, mas antevejo que o futuro passa por uma colaboração entre ele e a tecnologia disponível”.

Assim, segundo o documento enviado à RCC, a ASTA propõe que “cada espetador procure perceber qual será o seu lugar no virtual mundo novo”.

Os bilhetes já estão disponíveis, custam 6€ para o público em geral com desconto de 50% para estudantes, +65 anos e profissionais das artes do espetáculo. É gratuito para cartão amigo ASTA e comunidade ubiana.