Começou o Verão no Centro Histórico, um evento que se traduz “em identificação com a cidade”

Decorreu ontem, no Largo das Forças Armadas (Garagem de São João), o primeiro de quatro concertos que perfazem o cartaz do Verão no Centro Histórico. Samuel Úria deu as honras deste festival que já vai na sexta edição e que, para a vereadora da cultura da Câmara Municipal da Covilhã, Regina Gouveia, “já superou todas as expectativas” e é mesmo “para manter”.

Contribui para isso a facilidade em chegar a uma grande abrangência de públicos. Em declarações à Rádio Clube da Covilhã, a responsável do Município mostra-se agradada com esta confluência de gentes:


“Estão no Verão no Centro Histórico em cada ano pessoas de todas as classes sócio-económicas, desde pessoas com formações superiores a pessoas com literacias básicas. Eu considero que este evento é mais do que cultural. Tem até uma vertente de diálogos intergeracionais”.

Um evento que desde o início pautou pela junção das visitas guiadas a concertos de música portuguesa, premissa de agregação de públicos e faixas geracionais que, segundo a vereadora, tem atingido o seu propósito primordial.

“Queríamos captar os jovens e pensámos: vamos ligar às visitas a nova música portuguesa e vamos tentar atingir o segmento jovem. Mas superou as expectativas, porque temos desde crianças a pessoas muito séniores”.

Questionada sobre a longevidade do Verão no Centro Histórico, Regina Gouveia não tem dúvidas do sucesso da aposta e da vontade em mantê-la.

“Este evento é para manter. Nós já explorámos muito o centro histórico e estamos agora a alargar mais o âmbito geográfico das visitas guiadas/encenadas e acreditamos que pode ter ainda muitas edições. O retorno que tem traduz-se em ligação aos lugares, às ruas, aos edifícios, traduz-se em conhecimento da história local, sobretudo traduz-se em identificação com a cidade”.

O Verão no Centro Histórico continua nas próximas sextas-feiras de agosto com concertos de B Fachada (11 de agosto na Rua Dr. Almeida Eusébio), Beatriz Pessoa (18 de agosto na Rua Pedro Álvares Cabral) e Entre Portas, projeto da cidade (25 de agosto no Largo da Nossa Senhora do Rosário). Os concertos estão marcados para as 22:15 e são precedidos por visitas encenadas às 21:30, guiadas pela atriz Joana Poejo, com começo e fim no local do espetáculo.