Documentário da ASTA na Seleção Oficial do CineEco em Seia

O documentário do projeto reciclARTE na área da música, da ASTA, vai integrar a Seleção Oficial do CineEco 2023 – 29º Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que decorre em Seia entre 5 e 13 de outubro. O documentário vai estar na Competição Panorama Regional.

O reciclARTE foi um projeto que teve a duração de três anos e que trabalhou em cada ano uma área artística diferente (Artes Plásticas, Teatro e Música). Relativamente à música, cujo documentário que relata todo o processo foi selecionado para o CineEco, foram criadas várias esculturas sonoras, onde o lixo deu origem a instrumentos musicais, prática aliás transversal a todo o projeto reciclARTE.


Em nota de imprensa, a ASTA refere que “o reciclARTE foi um projeto de criação artística, inovação social e cidadania, que teve como objetivos promover e estimular práticas ambientalistas e ecológicas, colocando as artes ao serviço do Planeta”. Além disso, foi um projeto que pretendeu também “estimular a criação, desenvolvimento e crescimento de iniciativas colaborativas com a comunidade e colocar a comunidade a pensar a cidade, a região, o país, o mundo, para a importância da sustentabilidade e urgência climática”.

Ainda no documento, lê-se que “o reciclARTE juntou profissionais da ASTA com a comunidade escolar dos municípios da Covilhã, Fornos de Algodres e Gouveia para em conjunto pensarem e trabalharem sobre o futuro do planeta. A matéria prima foram os resíduos sólidos e o lixo recolhido em cada município, para desta forma alertar as consciências para o impacto do excesso de consumo”.

O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela é o único festival de cinema em Portugal dedicado à temática ambiental e que se realiza, ininterruptamente, em Seia, desde 1995, por iniciativa do Município de Seia.