Volta a Portugal: Espanhol Delio Fernández vence na Torre

O espanhol Delio Fernández (AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense) venceu a 5ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, a denominada “Etapa Rainha”, que liga Mação à Torre, na Covilhã.

Já dentro dos últimos dois quilómetros, o ciclista espanhol decidiu que era a hora certa de arrancar e acabou por vencer na Torre, conquistando a camisola amarela.


Após um percurso de 184,3 quilómetros, na meta desta etapa, coincidente com um prémio de montanha de categoria especial, Delio Fernández venceu em 05:21:59 horas, menos quatro segundos que o ciclista suíço Colin Stüssi (Team Vorarlberg), em segundo nesta etapa. Em terceiro lugar, ficou o espanhol Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi).

A “Etapa Rainha” contou com três metas volantes e três prémios de montanha, sendo que na primeira meta volante do dia, no Sardoal, o primeiro lugar foi de João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua); em segundo ficou Rafael Silva (Efapel Cycling); e, em terceiro, Diogo Barbosa (AP Hotels & Resorts/Farense/SC Farense).

Na meta volante de Oleiros, o primeiro lugar foi também de João Matias; em segundo Rafael Silva; e, em terceiro, Afonso Silva (Kelly/Simoldes/UDO).

A meta volante da Covilhã teve Leangel Liñarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) em primeiro lugar; Luís Ángel (Euskaltel—Euskadi) em segundo; e Andrés Ardila (Burgos-BH) em terceiro.

O Prémio de Montanha de 4ª categoria, na Portela, aos 97,1 km, contou com Diogo Narciso (Credibom/AL Alumínios/Marcos Car) em primeiro lugar; Afonso Silva em segundo; Xavier Cañellas (Java Kiwi Atlántico); AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense em quarto.

Nos 60,8 km, o Prémio de Montanha de 3ª categoria, em Orvalho, aos 109,1 km, contou com Diogo Narciso em primeiro lugar; Rafael Silva em segundo; em terceiro lugar Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho); e, em quarto, Afonso Silva.

Na terça-feira, a sexta etapa liga Penamacor à Guarda em 168,5 quilómetros, última tirada antes de um dia de descanso, na quarta-feira (16).