Calor extremo: Cova da Beira sob aviso vermelho. Risco de incêndio é máximo

Devido à persistência de valores “extremamente elevados” da temperatura máxima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a região da Cova da Beira sob aviso vermelho até às 23:00 de hoje, dia 7.

A partir dessa hora, o aviso passa a laranja, mantendo-se até às 23:00 de amanhã, dia 8, hora para a qual está prevista a alteração para aviso amarelo.


De acordo com o IPMA, as máximas previstas para hoje, dia 7, na Covilhã, podem atingir os 40 graus e as mínimas não devem baixar dos 20. Amanhã, dia 8, estão previstos 41 graus de máxima e 22 de mínima.  

Recordar que a maioria dos concelhos da Beira Interior se encontram em risco máximo de incêndio até, pelo menos, sexta-feira, dia 11.

Recordar que é proibido fazer queimada extensiva sem autorização; proibido fazer queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia; proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito; proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas; é proibido usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.

O risco de incêndio, determinado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, tendo em conta a temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.