Estrada Manteigas-Piornos reabre a 1 de setembro com troço regulado por semáforos

A Estrada Nacional 338, que liga Manteigas aos Piornos e que está cortada ao trânsito desde dezembro, devido ao risco de derrocada, irá reabrir no dia 1 de setembro, depois de um período de intervenção que começará esta semana.

A informação foi avançada por Flávio Massano, presidente da Câmara Municipal de Manteigas, na última reunião pública do executivo, que teve lugar ontem, dia 7.


Num troço de dois quilómetros, a estrada reabre ao trânsito apenas com via, que será regulada por semáforos.

“Calcula-se que seja um tempo de espera entre 5 a 7 minutos. Quem está em baixo tem de esperar esse tempo para quem vem de cima e vice-versa”, avançou o autarca, que reconhece que “não é a melhor notícia”, mas “é uma luz ao fundo do túnel”.

Flávio Massano deu ainda nota de que o Município de Manteigas teve de submeter uma candidatura ao PDR 2020, no valor de 4,4 milhões de euros, para a intervenção ser realizada entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024.

O autarca mostrou-se esperançoso de que a candidatura seja aprovada, revelando que, durante o próximo ano, a estrada irá estar sempre aberta, uma vez que a intervenção não será na estrada, mas sim a meio e no fundo da encosta, para colocação de barreiras.

“No pior dos cenários, a estrada funcionará regulada por semáforos até 31 de dezembro de 2024”, disse o autarca, sublinhando que, a partir de 2025, a estrada estará a funcionar “como sempre funcionou”.

Recordar que a estrada Manteigas-Piornos está encerrada ao trânsito desde dezembro de 2022, devido ao risco de derrocada, dada a instabilidade das encostas que foram fustigadas pelo incêndio de agosto do mesmo ano.