GNR: Novo comandante da Unidade de Intervenção é natural de Seia

Tomou posse na quarta-feira, 16 de agosto, o novo Comandante da Unidade de Intervenção (UI), Pedro Emílio Da Silva Oliveira. A cerimónia foi presidida pelo comandante-geral da GNR, José Manuel Lopes dos Santos Correia.

Segundo a nota de imprensa enviada à RCC, Pedro Oliveira é natural de Vila Cova, no concelho de Seia, tem 54 anos e é licenciado em Ciências Militares, na especialidade de GNR. Tem pós-graduação e mestrado em Direito e Segurança.


O novo comandante da UI ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 1991, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, das quais se destacam Diretor do Departamento de Operações do Comando Operacional, Comandante do Comando Territorial de Faro, Oficial de ligação da GNR no Ministério da Administração Interna, Comandante de Companhia Operacional na Operação “Antiga Babilónia” no Iraque, entre outras.

De acordo com o documento, na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, nacionais e estrangeiras.

A UI é uma unidade da Guarda, “especialmente vocacionada para as missões de manutenção e restabelecimento da ordem pública, resolução e gestão de incidentes críticos, intervenção tática em situações de violência concertada e de elevada perigosidade, complexidade e risco, segurança de instalações sensíveis e de grandes eventos, inativação de explosivos e aprontamento e projeção de forças para missões internacionais”.

A Guarda Nacional Republicana realizou a cerimónia nas instalações da Unidade de Intervenção (UI).