Instituições apelam à dádiva de sangue face à escassez no país. Na Covilhã há recolha amanhã

As reservas de sangue dos grupos sanguíneos A e O positivo e negativo são suficientes apenas para dois dias, alertou ontem o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).

Numa publicação na sua conta oficial na rede social Facebook apelou para dádivas com urgência face à escassez de reservas.


“As reservas de sangue dos grupos sanguíneos A e O positivo e negativo são presentemente de dois dias. As condições climatéricas dos últimos dias provocaram uma desaceleração da afluência dos dadores de sangue, pelo que pedimos aos dadores destes grupos sanguíneos que estejam em condições de fazer uma nova dádiva que o façam com a maior brevidade possível”, nos centros de Lisboa, Porto e Coimbra do IPST ou outro local de recolha conveniente aos dadores, lê-se na publicação no Facebook.

Na Covilhã o Grupo Humanitário de Dadores de Sangue tem agendada uma recolha de sangue para amanhã, dia 24, na sua sede.

A recolha decorre entre as 10:00 e as 13:00 e entre as 14:30 e as 18:00, sendo obrigatória inscrição prévia pelo 275 332 307; 968 217 921 ou ghdscovilhaapo.pt

Recordar que todos os cidadãos maiores de 18 anos, com mais de 50 quilos de peso e que sejam saudáveis podem ser dadores.