Orjais: Segunda edição da “Festa do Pêssego” começa amanhã

Está tudo a postos para a segunda edição da “Festa do Pêssego” em Orjais, garantiu o presidente da Junta de Freguesia. O certame começa amanhã e decorre até domingo.

A Festa, que teve origem na FACIO, Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Orjais, pretende “dar projeção à marca Pêssego da Covilhã”, revela Sérgio Rodrigues, dando conta que este é “um trabalho iniciado no ano passado e que vai continuar no futuro”.


“É uma festa em que estamos a tentar dar projeção à marca «Pêssego da Covilhã», é um trabalho que se vai fazer ao longo do tempo”, sustenta o autarca.

O certame decorre sempre no primeiro fim de semana de agosto “para já termos aqui os emigrantes”, disse ainda Sérgio Rodrigues.

Sobre a marca “Pêssego da Covilhã” revela que “há todas as condições para que no futuro ela possa ser formalizada”.

A principal atração do evento é o fruto, “um produto característico da freguesia”, e que pode ser encontrado à venda na feira, não só em fruto fresco, mas das mais variadas formas, detalha o presidente da Junta de Freguesia, vincando que, ainda assim, a festa tem mais para oferecer.

“Pode encontrar a iguaria, mas também todos os produtos locais e regionais, nomeadamente produtos artesanais e alimentares, mas também diversões e animação”, disse.

O limite de expositores imposto pela organização foi atingido e estarão patentes 25 das mais variadas áreas, revela o autarca.

Numa altura em que a produção de pêssego está “em mudança”, o autarca vinca que “o fruto não vai faltar nos três dias de festa, em quantidade e qualidade”.

“Estamos numa altura de mudança em termos de produtores. Eram os proprietários que eram produtores, estes estão na altura de se reformarem e os filhos não dão continuidade e são empresas nacionais que estão a apostar na produção”, explica.

“Proprietários existem bastantes, as empresas são em menor número, mas a explorar a mesma área de terreno”, diz 

A “Festa do Pêssego” começa amanhã às 19:00. Para as 19:30 tem prevista animação com as Concertinas de Orjais e a partir das 22:00 a banda Rilufe.

No sábado tem abertura às 18:00 e a noite será animada pela banda Maré Viva.

No domingo atua às 16:00 o grupo Sons da Serra e às 20:00 o duo Luís& Ilda. O encerramento está marcado para as 00:00.