Requalificação do posto da GNR do Fundão deverá estar concluída até ao fim de 2025

Desejo com mais de 20 anos, o posto da GNR do Fundão vai finalmente sofrer obras de requalificação que deverão ficar prontas até o fim de 2025, anunciou o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, esta manhã no Fundão, não escondendo, porém, o desejo de ver a obra concluída “por altura das cerejas do Fundão”.

O anúncio decorreu na cerimónia de assinatura de acordo entre o Ministério da Administração Interna (MAI) e a Câmara Municipal do Fundão, que receberá do MAI 1,6 milhões de euros (mais IVA) para financiar as obras de requalificação do posto. Pelas estimativas do ministro, passados os seis meses previstos para o procedimento concursal, passando pela submissão e aprovação do Tribunal de Contas e pela entrega da obra ao empreiteiro, aos quais juntar-se-ão 15 a 17 meses para execução da obra, tudo somado, a obra deverá ficar concluída “em 2025, na transição para 2026”.


Se tudo correr como previsto, será José Luís Carneiro a inaugurar o edifício renovado. Admite que “muito gostava de estar no desempenho dessas funções” e “poder ter a alegria de inaugurar uma obra que se espera há 20 anos”.

Em declarações aos jornalistas, José Luís Carneiro afirmou que a cerimónia que hoje aconteceu no Fundão dá corpo “ao compromisso estabelecido com as forças de segurança”, nomeadamente “valorizar e dignificar as suas condições de trabalho”.

O ministro reforçou ainda a meta do MAI, aflorada no discurso no Salão Nobre, de estabelecer “contratos inter-administrativos em valores superiores a 30 milhões de euros” e que vai continuar “neste objetivo de concretização de um investimento de 607 milhões de euros destinados à valorização das condições de trabalho” dos militares da GNR e dos agentes da PSP.