Daniel Marinho, docente da Universidade da Beira Interior (UBI), integrou a comitiva do Comité Olímpico de Portugal (COP) que esteve no Festival Olímpico da Juventude Europeia, que decorreu na Eslovénia. O elemento do departamento de Ciências do Desporto foi um dos responsáveis da equipa de natação, que conquistou para as cores nacionais a única medalha de ouro da prova, depois do desempenho de Rafael Mimoso, nos 200 metros bruços.
Daniel Marinho é o coordenador principal da equipa técnico-científica de apoio à Seleção Nacional de Natação, sendo responsável pela coordenação técnica de toda a equipa de nadadores e pelo acompanhamento e avaliação do rendimento desportivo, com especial destaque para a área da biomecânica do desporto, na qual é uma das principais referências internacionais.
Após a vitória de Rafael Mimoso, no dia 25 de julho, Daniel Marinho destacou que “a conquista foi um momento especial, vivido com muita emoção e entusiasmo por toda a equipa portuguesa”, acrescentando sentir “um enorme orgulho” por poder participar “de forma ativa na vitória”.
O também coordenador científico do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano considerou ainda que “esta participação é também uma forma de estreitar as relações entre a UBI/CIDESD e o Comité Olímpico de Portugal e a Federação Portuguesa de Natação, parceiros indispensáveis na ligação entre a ciência e a prática e que importa reforçar e valorizar”.
Daniel Almeida Marinho, Professor Associado com Agregação, além de coordenador científico do CIDESD é diretor do curso de 3º ciclo/doutoramento em Ciências do Desporto da UBI. Integra, desde 202, a Comissão Consultiva de Ciência e Desenvolvimento do COP, com o objetivo de “apoiar as atividades do COP que permitirão um maior envolvimento da ciência na melhoria e promoção do desporto em Portugal”.
Daniel Marinho também trabalhou com Diogo Ribeiro nos escalões júnior e pré-júnior, nadador que na última semana de julho conquistou a medalha de prata na prova dos 50m mariposa, nos Campeonatos Mundiais de Natação, que decorreram no Japão, na cidade de Fukuoka. A medalha correspondente a vice-campeão mundial de natação é um feito inédito para Portugal, nesta modalidade.
O Festival Olímpico da Juventude Europeia, que decorreu na cidade eslovena de Maribor, entre os dias 24 e 29 de julho, contou com uma representação portuguesa de 73 atletas, de dez modalidades desportivas.
O evento reuniu cerca de 3600 atletas de 48 países, com uma futura participação em Jogos Olímpicos no horizonte.