Está oficializada a cedência do Maia Campos ao Teixosense

Foi assinada ontem, dia 23, a escritura para a cedência do direito de superfície do Campo Maia Campos, no Teixoso, ao do Grupo Desportivo Teixosense, anuncia a Câmara Municipal da Covilhã em nota de imprensa.

Segundo especifica o documento foi assinado pelo presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, e pelo presidente do Grupo Desportivo Teixosense, Carlos Fortunato.


“Chega assim a bom porto um processo que se prolongou por cerca de 30 anos e que o atual executivo municipal conseguiu resolver, com o objetivo de ajudar a renascer aquele campo e de incrementar a atividade desportiva na União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo”, está descrito no documento.

O investimento do Município ronda os 300 mil euros, 175 mil euros foram investidos na compra do campo e os outros 175 mil são para a colocação do relvado sintético.

O Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, citado na nota de imprensa, salienta a importância desta cedência, lembrando que, assim, se põe fim a um problema que se “arrastou por demasiados anos”. Além disso, vinca o facto de o Município estar a dar seguimento à estratégia de apoio e promoção da prática desportiva em todo o concelho.

“Foi com profundo regozijo, alegria e satisfação que assinei esta escritura. Estamos a ir ao encontro da legítima aspiração do clube e dos teixosenses e a colocar ao serviço de toda a população mais uma estrutura desportiva”, refere.

A cedência vigora por 20 anos, renováveis automaticamente por sucessivos períodos de 10 anos.

O processo de reconversão e melhoria do espaço vai agora ser iniciado, contado com o apoio da Associação de Futebol de Castelo Branco.

Além de Vítor Pereira e de Carlos Fortunato, estiveram presentes o antigo Presidente do Clube Hermínio Real, bem como os atuais dirigentes Paulo Fortunato, António Felizardo e Luís Fonseca, e ainda Presidente da União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo, António Carriço.

Recorde-se que este recinto desportivo foi utilizado durante décadas pelo Grupo Teixosense, mas, em 2006, os herdeiros da família Maia Campos colocaram uma ação de despejo ao Grupo Desportivo Teixosense, tendo o clube com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã interposto uma providência cautelar para impedir esta ação.

Enquanto o processo decorreu nos tribunais, o espaço manteve-se sem qualquer utilização.

Desde que tomou posse, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, procurou encontrar uma solução que fosse ao encontro das aspirações do clube.

Em 2021 foi firmado o acordo com a família proprietária do Campo Maia Campos, e em maio deste ano foi aprovada, em reunião de câmara, a cedência que agora se oficializou.