Assembleia Municipal: Falta de alunos no ensino secundário em Belmonte preocupa PSD

O reduzido número de alunos inscritos no 10.º ano no Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral, que fez com que este ano fosse constituída apenas uma turma, preocupa o grupo municipal do PSD na assembleia municipal.

Telma Neves deu conta na última reunião do órgão que a turma foi constituída porque se juntou as duas áreas, científica e línguas e humanidades. Para a eleita do PSD este é um tema que diz respeito a todos e deveria meditar-se “sobre o que motiva os alunos a ficar em Belmonte”, para que “não se perca este serviço”.


David Canelo, que até agosto e ao longo dos últimos 20 anos foi presidente do conselho executivo e diretor do Agrupamento de Escolas, e que é simultaneamente eleito do PS na Assembleia Municipal, foi quem respondeu ao tema.

Deu conta que para além do ensino regular na escola em Belmonte existem os cursos profissionais, mas “não se pode obrigar os alunos a seguirem para áreas que não querem” e estes “têm o direito de seguir para os cursos em que melhor se podem adaptar”, disse

Deu o exemplo do Curso Técnico-profissional de Informática, aberto no último ano e que teve três inscritos, afirmando que não se pode abrir os cursos que se quer, mas só os que o Ministério deixa e tem que se ter em linha de conta as condições físicas e os recursos humanos da escola.

Questiona “como se pode reter os alunos que têm uma diversidade de interesses?”, dizendo que isso é quase impossível, só se se canalizar todos os alunos para o mesmo curso profissional, o que não irá acontecer.

Ainda assim garante que “só se perderá o ensino secundário se não houver alunos para os cursos científico humanísticos”, garantindo, ainda, que a situação “já foi pior no passado”.