BUPi: Registar terrenos é tarefa difícil que vai durar anos em Belmonte

Num concelho com uma população envelhecida, com muitas heranças, com algumas partilhas feitas “de boca”, identificar terrenos e fazer registos é uma tarefa que se está a revelar difícil no concelho de Belmonte, disse Paulo Borralhinho, vice-presidente da Câmara Municipal, à margem da reunião pública do executivo.

O autarca falava aos jornalistas, em jeito de balanço da visita ao concelho de Pedro Ferrão Tavares, Secretário de Estado da Justiça que teve lugar esta quinta-feira, dia 21.


Apesar das dificuldades aponta que 38% do levantamento está feito e que em termos de objetivos traçados até final deste mês se está na casa dos 68%.

São números que deixaram o Secretário de Estado satisfeito, uma vez que há noção das dificuldades no terreno, sublinhou Paulo Borralhinho.

“Será impossível chegar aos 100%”, aponta o autarca, detalhando que “há pessoas que não sabem sequer onde são os limites dos seus terrenos”, sublinhando que “este é um trabalho que vai demorar alguns anos a ser feito”.

O BUPi (Balcão Único do Prédio) é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita. Começou em 2017 como um projeto piloto em 10 Municípios. Após o seu sucesso, está agora a ser expandido a todo o país. O objetivo é que os proprietários identifiquem os seus terrenos para depois efetuarem os registos que, recorde-se, serão obrigatórios em caso de compra ou venda.

Foto: CMB