“Vanguarda na Aldeia” é a iniciativa que o Grupo de Música Contemporânea “Síntese” apresenta em Castelo Novo durante o fim de semana.
O grupo irá apresentar a obra “Retratos e Invenções”, encomendada a Fernando Lapa pelo “Síntese”, para realizar mais um ciclo deste evento.
“Partindo de melodias de tradição oral da região, redescobrimos os cantos tradicionais através dos olhos da modernidade, num diálogo com o presente”, está descrito na sinopse do espetáculo.
Recordar que no âmbito da iniciativa “Vanguarda na Aldeia” o grupo realiza projetos de música contemporânea integrados em comunidades rurais, desta feita em Castelo Novo.
O evento integra um concerto no dia 10 de setembro, pelas 17:00, na sala dos Paços do Concelho. Entrada livre até à lotação da sala.
No dia 9 decorre uma Residência Artística.
O Síntese GMC é composto por Helena Neves (voz soprano), Carlos Canhoto (saxofones), Carisa Marcelino (acordeão), Gustavo Delgado (violino I), Alfeu Carneiro (violino II), João Pedro Delgado (viola) e Rogério Peixinho (violoncelo). O grupo tem direção musical de Pedro Neves.