Centro de Solidariedade de S. Jorge da Beira organiza campo de férias adaptado

Entre hoje e dia 16 o Centro de Solidariedade Social de S. Jorge da Beira, no âmbito das atividades de animação Sociocultural, realiza um campo de férias adaptado aos seus utentes, trabalhando em rede com outras instituições, comunidade e associações locais, revela a organização em nota de imprensa.

Segundo o documento, ao longo da semana os utentes terão atividades sociais, recreativas, culturais e formativas em diversos contextos e com troca de experiências culturais, com o objetivo de colmatar “necessidades de lazer e de quebra de rotinas dos utentes”, promovendo o “equilíbrio físico, psicológico e social”.


“Todas as atividades são realizadas por profissionais e voluntários qualificados e têm como objetivo diminuir o sedentarismo, aumentar a interação social e oportunizar vivências de lazer”, vinca a nota de imprensa.

Hoje, dia 11 de setembro decorre o “projeto maior idade: Encontro de atividades de estimulação motora e cognitiva” realizado com instituições locais.

Ao longo da semana terão lugar outras atividades como um passeio turístico pela cidade do Porto, as I jornadas de práticas e contextos em saúde e educação, tendo como palestrantes técnicos superiores da área da educação e saúde, abordando temas relacionado com a alimentação nas instituições; prevenção de quedas; projetos de intervenção social; estratégias de comunicação na terceira idade, alertando para a prevenção, compensação e remediação de problemas que afetam utentes, familiares, profissionais e comunidade.

O campo de férias finaliza a sua atividade com a realização do Stand up paddle adaptado a utentes, voluntários e colaboradores da instituição

Trata-se de “uma iniciativa desafiadora realizada pelo Centro de Solidariedade Social de S. Jorge da Beira, pela sua direção presidida por Tiago Silva e organizado pela Técnica Superior de Animação Sociocultural Ana Filipa Pinto com o apoio das associações locais e dos voluntários da instituição”, concluiu a nota de imprensa.