GNR da Covilhã recupera grifo e raposa vermelha incapacitados

O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da Covilhã na sexta-feira, dia 8, recuperou uma raposa, espécie Vulpes-Vulpes (raposa vermelha), no concelho da Covilhã.

A guarda explica que foi alertada por populares que uma raposa se encontrava ferida e a deambular pela estrada. O animal foi recolhido por militares da GNR e encaminhado para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco.


No dia anterior, 7 de setembro, o mesmo núcleo da GNR da Covilhã recuperou uma ave de espécie Gyps-Fulvus (Grifo-eurasiático- juvenil), no concelho da Covilhã.

Neste caso a GNR foi também alertada por populares que a ave estava debilitada e a deambular pela estrada, esta foi recolhida e entregue aos serviços do CERAS.

“A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas”, vinca a GNR.