Covilhã e Canhoso: Propostas para Orçamento Participativo Jovem podem ser submetidas em outubro

A União das Freguesias de Covilhã e Canhoso (UFCC) promove o Orçamento Participativo Jovem (OPJ) e as propostas podem ser submetidas entre os dias 2 e 27 de outubro, revela a organização. Podem participar jovens entre os 14 e os 30 anos (inclusive) recenseados ou residentes no território da união de freguesias.

Segundo o documento das normas de participação, o OPP é uma prática que permite a estes jovens cidadãos “participarem ativamente no processo de decisão dos investimentos públicos”.


O Orçamento Participativo Jovem tem como objetivos “potenciar o exercício de uma cidadania participada, ativa e responsável”, “promover a participação dos cidadãos na definição de políticas públicas adequadas às suas necessidades e conformes às suas opiniões” e “consolidar a ligação entre a autarquia e os seus fregueses, incentivando a interação entre eleitos locais e os cidadãos”, diz a UFCC.

O documento informa ainda que o valor de cada proposta não pode ultrapassar os 4.000 euros, sendo que na proposta devem constar os valores do investimento inicial, assim como outros custos inerentes, caso existam. As propostas devem ser “específicas, bem delimitadas na sua execução e, se possível, no território, para uma análise e orçamentação concreta”.

Depois de fechar o prazo de submissão das propostas, elas serão analisadas até 9 de novembro. Depois, entre 10 e 17 decorre o período de reclamações e modificações e a votação terá lugar no dia 25 de novembro, entre as 11:00 e as 17:00 (presencialmente). O projeto vencedor será divulgado entre 27 e 30 de novembro.

Para demais informações, consultar aqui.