Covilhã: Estudantes saem à rua pela justiça climática e contra a inação das instituições

Está marcada para amanha, sexta-feira, os estudantes saem à rua, na Covilhã, “contra a inação das instituições” e ” pela justiça climática”. A iniciativa começa às 11:00 na UBI.

Em nota de imprensa o movimento denominado “Greve Climática Estudantil Covilhã”, revela que “está a convocar estudantes e toda a sociedade”, vincando que “reivindicam o fim dos combustíveis fósseis até 2030 e eletricidade 100% renovável e acessível até 2025 de modo a garantir que o inverno 2023/24 é o último inverno de gás no país”


Os estudantes frisam que este protesto é “apenas o início”, avançando que “se o governo não se comprometer a garantir um futuro vão parar o funcionamento de escolas e instituições este semestre até que sejam ouvidos”, apontam no documento.

“O nosso medo de não ter um futuro impele-nos a agir de forma cada vez mais ousada à medida que a crise climática se agrava e a inação do governo se mantém” afirma uma das porta vozes deste protesto, citada em nota de imprensa.

Recordar que este protesto se insere numa iniciativa internacional que tem já marcadas dezenas de ações de protesto em todo o mundo para dia 15.

foto arquivo