Em dia de aniversário GD Mata revela ambições. Pavilhão, modalidades e cultura

O Grupo Desportivo da Mata celebra hoje, dia 1, 62 anos e dá início ao programa comemorativo que decorre até dia 14 de outubro.

O clube, que sofreu uma remodelação nas várias seções desportivas, tem como grande meta a construção de um pavilhão próprio.


Um sonho de décadas que está cada vez mais próximo. A sede está legalizada, o projeto de arquitetura está aprovado e as especialidades orçamentadas. Falta financiamento, vinca o presidente Elias Riscado.

Em declarações ao programa “Manhãs RCC”, o dirigente sustenta que só com o apoio da autarquia será possível, mesmo que o pavilhão fique municipal e cedido ao GD Mata, disse.

“O objetivo próximo, com a concretização da legalização da sede, é conseguir a utilidade publica e em primeiro lugar o pavilhão. A Câmara Municipal tem que se definir de uma vez por todas e tem que nos apoiar, seja para o pavilhão ficar municipal, com concessão ao GD Mata por X anos, seja da maneira que for, o pavilhão tem que ser feito”, disse, convicto, Elias Riscado.

Com o pavilhão será possível o clube ter mais modalidades, como o basquetebol e voleibol e é também essencial para o equilíbrio financeiro, porque deixa de haver despesas com aluguer de pavilhões para passar a haver receitas, explicou o dirigente.

Numa altura em que o clube se foca no futsal, atletismo e trail, Elias Riscado não esconde que pretende alargar o leque de oferta na área desportiva, mas também na cultural.

Recorda que o clube já teve um grupo de teatro e realça que “é essencial” para o bairro em que está implementado ter atividades na secção cultural e recreativa que ocupem os moradores.

Quanto ás comemorações dos 62 anos, decorrem até dia 14 de outubro. Hoje, tem lugar o tradicional cantar de parabéns e partir do bolo.

Amanhã, dia 2, terá lugar uma missa na Capela do Calvário, com romagem ao cemitério, sendo que, a partir das 20:00, decorre o Arraial Popular com a atuação de Paulo Castanha.

Dia 4, será a abertura do torneio de snooker. No dia 16, decorre o amigável futebol de 7, no Paul, sendo que, no mesmo dia e no dia 17, terá lugar o Torneio Matubiano de futsal de formação.

Dia 17, decorre também a abertura oficial da caminhada ao Miradouro do Alto dos Livros. No dia 22, terá lugar uma palestra acerca da ética no desporto. Para o dia seguinte (23), o clube preparou um triangular de futsal de seniores e uma caminhada noturna em parceria com o WOOL.

Dia 24, decorre um torneio de sueca e, dia 29, uma palestra sobre nutrição. Já no dia 1 de outubro, terá lugar um torneio de futsal para veteranos, sendo que, dia 5, haverá uma caminhada. Para terminar o programa, dia 14, o GD Mata organiza um jantar de aniversário.