Fundão é uma das primeiras seis cidades portuguesas distinguidas como Município ODS

O Município do Fundão foi distinguido, no passado dia 6 de setembro, como Município ODS, sendo uma das primeiras seis cidades portuguesas a receber a distinção. A cerimónia ocorreu no Palácio Nacional de Mafra. A distinção surge no âmbito da “Iniciativa Global Municípios ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

A distinção é feita pela UN-Habitat, uma agência das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos mandatada pela Assembleia Gera da ONU “para promover cidades sustentáveis em termos sociais e ambientais que ofereçam habituação adequada a todos”.


Em nota de imprensa, lê-se que nesta iniciativa global que “o Fundão foi classificado como um dos municípios comprometidos com a implementação dos ODS e que procura fortalecer os seus esforços em prol do desenvolvimento sustentável, tendo sido reconhecidos desta forma os esforços contínuos e o compromisso em atingir as metas dos ODS”.

Para este efeito, o Fundão compromete-se a “a desenvolver um planeamento inclusivo e baseado em evidências, reforçar a atuação das instituições locais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e priorizar investimentos em iniciativas que acelerem o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e não deixem ninguém para trás”, lê-se ainda no documento.

Para além do Fundão, foram distinguidos os municípios de Almada, Braga, Matosinhos, Loulé e Mafra.

A nomenclatura de cidade ODS é dada pelas Nações Unidas a cidades que trabalhem na implementação da Agenda 2030 que definiu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.