Governo oficializa 1 milhão de euros para Bairro Comercial Digital da Covilhã

A sessão de apresentação dos Bairros Comerciais Digitais decorreu ontem, dia 6, no Palácio da Bolsa, na cidade do Porto e contou, entre outros, com a presença do Ministro da Economia, António Costa Silva e do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, o vereador José Miguel Oliveira e o presidente da AECBP, João Marques e de todos os consórcios aprovados.

Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, que lidera o consórcio para a implementação do Covilhã Digit@all, recebeu a declaração de compromisso no valor de cerca de 1 milhão de euros para a sua execução.


João Marques, citado em nota de imprensa, realça que o Covilhã Digit@all “permite novas oportunidades para os negócios locais e a possibilidade de criação de uma marca e de uma identidade comum”.

Realizado em conjunto com o Município da Covilhã, que assume a liderança do consórcio, o Covilhã Digit@all consiste num investimento de cerca de 1 Milhão de euros no comércio do centro histórico da cidade.

A aprovação desta candidatura vai ao encontro dos objetivos da AECBP de qualificação e revitalização do comércio na zona histórica da cidade, refere ainda o responsável, citado em nota de imprensa.

“O investimento previsto é de extrema importância para as pequenas e médias empresas que aqui têm a sua atividade, dotando-as de ferramentas que lhes possibilitam competir com grandes marcas e grandes superfícies comerciais. Vai ainda permitir uma maior proximidade com o cliente, fruto da implementação de novas tecnologias, ao mesmo tempo que se procura manter a identidade do comércio tradicional da cidade.”

A candidatura assenta em três eixos de intervenção, nomeadamente a competitividade, a atratividade e a sustentabilidade, todos com o objetivo de responder aos desafios levantados pela digitalização crescente do comércio.

A área de instalação do Covilhã Digit@ll inclui cerca de 200 estabelecimentos comerciais e as duas fases do projeto serão executadas nos próximos 3 anos. Wifi de 6ª geração, mupies, comunicação digital e a criação de sites e lojas online vão potenciar a transição do comércio tradicional para o mundo digital, fomentando a coesão territorial, reforçando a competitividade económica dos comerciantes locais e a atratividade da cidade, já com um elevado cariz turístico.