Mais 40 mil euros para a linha de apoio ao associativismo covilhanense em 2024

A linha de apoio ao associativismo covilhanense vai ter um incremento de 40 mil euros para o ano 2024. Trata-se de um aumento de 12.5% relativamente à verba disponibilizada em 2023, que foi de 320 mil euros no âmbito do Regulamento de Apoio ao Associativismo. Este aumento traduz-se, simultaneamente, num aumento da verba de apoio à atividade regular e na de apoio ao investimento e aquisição de equipamentos.

O número foi avançado por José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro do associativismo da Câmara Municipal da Covilhã, na reunião pública do executivo que se realizou esta sexta-feira no Auditório Municipal.


Na sessão, o vereador referiu que este aumento já “era uma reivindicação e uma preocupação do executivo, tendo em conta as condições económicas do país”. Segundo disse, o incremento no valor disponível “irá permitir apoiar não só com maior valor as associações como igualmente apoiar mais associações”.

O vereador destaca “a participação que as associações têm tido nos vários fóruns e nas várias reuniões onde dão contributos para que os critérios se vão aprimorando”.

José Miguel Oliveira revela ainda a entrada de novos critérios no regulamento, como é o caso de critérios de majoração para atividades com pessoas de mobilidade condicionada, mostrando a preocupação com a “inclusão de pessoas com dificuldades”. Afirmando que este critério foi “bem aceite por todos”, o vereador realça “o contributo das associações” no processo.

Além deste, José Miguel Oliveira avança ainda a entrada “critérios que potenciam a transparência, nomeadamente no processo da entrega do relatório de atividades das associações”. O vereador termina destacando “a forma como o movimento associativo se adaptou e tem estado a trabalhar com o município neste sistema claramente transparente que potencia o associativismo”.

Recorda-se que a linha de apoio ao associativismo para 2023 dispôs um total de 320 mil euros, repartidos em 220 mil para apoio à atividade regular e 100 mil para apoio ao investimento e aquisição de equipamentos.