Pavilhão do Unidos vai ser utilizado pela Escola do Tortosendo. Solução provisória, alerta AM

Sem espaço coberto para a prática desportiva na Escola Básica 2/3 do Tortosendo, a Assembleia de Freguesia aprovou, a 18 de setembro, uma moção para que a escola utilize, “de forma temporária”, o pavilhão do Unidos Futebol Clube do Tortosendo para a prática das aulas de Educação Física, em espaço fechado.

A moção foi também apresentada por David Silva, presidente da junta de freguesia do Tortosendo, durante a Assembleia Municipal da Covilhã, na segunda-feira (25).


No documento sublinha-se que o Pavilhão do Unidos Futebol Clube do Tortosendo, “é um espaço com todas as conformidades, que acolhe vários desportos federados, auditado anualmente e que está apto, para receber todos os alunos da Escola Básica 2/3 do Tortosendo”.

Vincando que a utilização do pavilhão deverá ocorrer “até a construção de um equipamento no recinto da escola, que possa permitir aos alunos a prática desportiva o ano todo independentemente das condições climatéricas”, considerando que esta construção é de “real importância para os alunos desta escola, para a comunidade escolar e para toda a freguesia”.

Na discussão da moção Rui Amaro, presidente da junta de freguesia do Peso, e também presidente da assembleia geral da associação de pais da escola, alertou que esta é uma solução, mas tem de se “acautelar as questões de segurança”, uma vez que para ter acesso ao pavilhão é preciso atravessar uma estrada “que é a principal entrada na vila do Tortosendo”, alertou.

Vítor Reis Silva (CDU) recordou que este é um problema com mais de 20 anos, frisando que deve “ser sempre uma solução provisória”, pois só com a construção de uma estrutura coberta para a prática desportiva se resolverá a questão.

“O pavilhão pode ser utilizado, mas a utilização implica verbas, um aluguer e logo depende da vontade da delegação regional do centro da direção geral de educação, da negociação com a autarquia”, disse, alertando que “esta tem que ser sempre uma solução provisória”

O grupo Municipal do PS votou favoravelmente a moção, uma solução que segundo disse Joana Sardinha já está a ser negociada entre o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, a que a escola pertence, a Câmara Municipal da Covilhã e o Unidos do Tortosendo.

A moção foi aprovada com 39 votos a favor e duas abstenções do Grupo Municipal da CDU