Penamacor: Conservatórias “não estão em risco de encerrar”

O secretário de estado da justiça, Pedro Ferrão Tavares, garantiu, na Covilhã, que “não há risco” de a Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Cartório Notarial de Penamacor virem a encerrar.

Recordar que, no passado mês de agosto, o Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) realizou uma ação de protesto com o encerramento parcial destes serviços em Penamacor.


Em declarações aos jornalistas à margem de uma visita às conservatórias do Registo Civil e Predial da Covilhã, Pedro Ferrão Tavares afirmou que, em 23 anos, não foram contratados profissionais para o setor, o que tem provocado “problemas de poucos recursos humanos nas conservatórias”.

O secretário de estado garantiu ainda que o Governo está a “trabalhar diretamente com o Município de Penamacor, de forma a suprir a falta de assistentes técnicos”, sublinhando que “o atendimento já foi retomado” e o objetivo é “assegurar o registo”.

Pedro Ferrão Tavares vincou não haver risco de a estrutura vir a encerrar, realçando que o processo de recrutamento já efetuado “visa garantir o aposto”.

“Visa garantir que temos uma coesão e um acesso do registo em todo o país, portanto, vamos continuar a modernizar e a modernização implica, também, aquilo que é uma melhor afetação de recursos humanos”, frisou.