Professores esta manhã em protesto na Frei Heitor Pinto em “defesa da escola pública”

Professores reuniram-se esta manhã, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã, para uma ação de protesto simbólica onde colocaram um pendão com mensagens de luta pela escola pública e pela valorização da profissão.

Esta ação, organizada conjuntamente por vários sindicatos e realizada em simultâneo de norte a sul do país, dirige-se sobretudo à comunidade educativa local e alerta “para a necessidade de mobilização em defesa da escola pública e, em particular, para a compreensão do problema da falta de professores que é consequência de políticas de desvalorização da profissão docente”.


Dulce Pinheiro, em representação da FENPROF, diz à Rádio Clube da Covilhã que o protesto pela “falta gritante de professores” vem porque “está posta em causa a escola pública”.

Segundo cálculos mais recentes, se as aulas tivessem começado na sexta-feira, haveria dezenas de milhares de alunos sem professores. Além disso, cerca de 3500 professores vão reformar-se em 2023, número que não é coberto, nem de perto, pelos novos que se vão formando.

Para Dulce Pinheiro, “isto acontece porque as políticas de vários ministérios da educação não têm sido no sentido de resolver problemas, mas sim de os agravar”, o que leva a que “a profissão docente não se tenha tornado atrativa”. Por esse motivo, a colocação simbólica de pendões e MUPIs nas escolas serve “para chamar a atenção da comunidade educativa”.

Refere ainda que o conjunto de sindicatos que organizaram esta ação “não luta pela luta”. “Luta por propostas” e exige ao Ministério que “resolva os problemas de carreira, que combata eficazmente a precariedade, que altere os horários de trabalho, que resolva o problema da aposentação, que resolva o problema da degradação dos salários. Isto em paralelo com outras lutas, por exemplo contra a municipalização, pela gestão democrática das escola”, diz ainda.

Também Carlos Costa, da FNE (Federação Nacional de Educação), diz que “o ministério não tem sabido resolver os vários problemas que afetam os professores”. Do ano anterior para o presente, “praticamente nada foi resolvido”, acusando por isso o Ministério de ser o “campeão das promessas” pois “vende ilusões”, afirma.

Além dos problemas referidos por Dulce Pinheiro, Carlos Costa vinca ainda os problemas que existem na mobilidade por doença, na monodocência, a questão dos vencimentos “que afetam os professores na sua totalidade” e a “instabilidade permanente” que provém da vinculação dinâmica, um “presente envenenado da tutela”

Carlos Costa garante que “esta é a primeira iniciativa de muitas outras se não houver resposta cabal do Ministério da Educação”, que ultimamente não tem sabido “debater os assuntos e encontrar soluções”.