Levado a cabo com o Atelier Nunes e Pã, o projeto de rebranding da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto recebeu o galardão SILVER (prata) na categoria Print Branding da Graphics Competition, nos Graphics Awards 2024. Além disto, foi também distinguido como caso de estudo pela mesma entidade internacional.
João Nunes, do Atelier Nunes e Pã, diz sobre a distinção: “aplicámos o princípio da metamorfose, utilizando o conhecimento da organização, do território, das pessoas, os propósitos de intervenção e do seu público”, lê-se na página de Facebook do atelier.
Para as Aldeias do Xisto, “esta é uma distinção que reconhece os frutos de um trabalho que envolveu muito tempo, dedicação, profissionalismo e perseverança de todos os envolvidos, pelo que não poderíamos estar mais felizes”, lê-se também na sua página de Facebook.
As Aldeias do Xisto compõe-se por um conjunto de 27 localidades, entre as quais Sobral de São Miguel (Covilhã), Barroca, Janeiro de Cima e Janeiro de Baixo (Fundão).
Recorda-se que a rede de Aldeias do Xisto é a única candidatura portuguesa entre as 30 finalistas dos Regiostars Awards 2023.