Associação de Diabéticos da Serra da Estrela sem lista para os órgãos sociais

Decorreu este sábado a assembleia eleitoral para os corpos gerentes dos próximos dois anos da Associação de Diabéticos da Serra da Estrela onde nenhuma lista foi apresentada. A atual direção cessante, presidida por Vítor Fazendeiro, não se recandidatou, mas continua em funções até à próxima assembleia eleitoral, que vai acontecer no dia 21 de outubro, às 15:00, na sede da associação.

Recorde-se que a direção cessante teria saído em dezembro passado, mas que se manteve até agora devido ao Congresso Nacional das Associações de Pessoas com Diabetes, que decorreu em maio, e devido aos apoios anuais da Câmara, de forma evitar ser executado um plano atividades que foi apresentado por outra direção.


Se não houver listas apresentadas na próxima assembleia e não houver eleição de órgãos sociais, a associação entrará em comissão administrativa, unanimemente admitida como “má”, “prejudicial” e algo que deva ser evitado.

Vítor Fazendeiro, numa declaração à massa associativa presente, lamentando a inexistência de listas, prometeu à assembleia “esforçar-se no sentido de apresentar um elenco diretivo no dia 21”. No entanto, o presidente da direção manifestou o desejo de que “houvesse mais uma ou dias listas para ver outras alternativas de gestão desta associação”.

O ainda atual presidente da Associação de Diabéticos da Serra da Estrela acrescentou que “é muito mau cair-se numa comissão administrativa”, uma vez que não tem poderes decisórios, fazendo apenas a gestão diária. “É muito importante esta associação não cair numa comissão de gestão”, reforçou, apelando ao empenho dos membros presentes da assembleia para que tal não aconteça.

Posição reforçada por um sócio presente na assembleia, vincando que “o apelo é que todos e cada um de nós se esforce para falar com pessoas e apresentar possibilidades”.

Vítor Fazendeiro, para “tranquilizar” as possíveis interessadas, adiantou ainda que está “garantida a continuidade da associação”. “Os meios financeiros estão garantidos para que esta associação continue a respirar”, uma vez que a associação está em condições de, no fim de dezembro, ter 6.400 euros em caixa.

O futuro da Associação de Diabéticos da Serra da Estrela ficará decido no dia 21 de outubro. As listas poderão ser apresentadas, na sede da associação, até às 17:00 do dia 19.