IPDJ entrega à Covilhã bandeira da Ética no Desporto por “iniciativa inovadora”

Pela mão de Catarina Durão, Diretora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), o Município da Covilhã recebeu, no passado dia 21 de outubro, a bandeira da Ética no Desporto.

A distinção surge a propósito de uma candidatura que o Município fez aquando da realização, no ano passado, da Semana da Ética no Desporto, “uma iniciativa inovadora que demonstra a forma como o Município quer estar no desporto: com ética”, disse José Miguel Oliveira.


O vereador com o pelouro do desporto na Câmara Municipal da Covilhã relembrou que, “se conseguimos fazer aquilo que fazemos todos os dias é porque temos pessoas que se empenham todos os dias para que a Cidade da Covilhã seja cada vez melhor e, neste caso, mais desportiva”. Realçou ainda que “o caminho está traçado” e que existe um plano estratégico “ambicioso, quer do ponto de vista de infraestruturas quer de atividades desportivas”.

Catarina Durão lamentou existirem “meninos e meninas a parar de treinar porque sentem vergonha do que se está a passar nas bancadas, onde estão os pais, as mães, os irmãos, os avós”. Pelas suas atitudes, as crianças deixam de “reconhecer as pessoas que são o fator protetor no dia a dia”. Lançou o apelo: “deixemos o nosso exemplo, não só nas nossas profissões, nos nossos tempos lúdicos, mas também quando estamos nesta vertente”.

A cerimónia decorreu depois da inauguração das coberturas dos pavilhões do CCD Estrela do Zêzere da Boidobra e do Clube Desportivo da Covilhã.