Pastores: A celebração “memorável e arrepiante” de uma profissão em Cortes do Meio

Decorreu este fim de semana a 8.ª edição dos Pastores, evento em Cortes do Meio com o mote “História e Celebração de um Povo” que celebra uma tradição enquanto homenageia a profissão da pastorícia, ainda existente na freguesia.

Alexandre Barata, presidente da Banda Filarmónica Cortense, em declarações à Rádio Clube da Covilhã na emissão em direto do evento na noite de sábado, relembrou que na freguesia ainda existem pastores e que essa profissão “sempre foi o nosso cunho”. Daí, surgiu a ideia de ter um evento marcante para Cortes do Meio.


Revelou que, paralelamente às centenas de pratos de chanfana – “o prato predileto” – servidos nos Pastores, houve 46 abrigos abertos, número superior ao das expectativas. Por isso, o balanço do evento “é bastante positivo”. “É uma aposta ganha”, afirmou.

O ponto alto dos Pastores aconteceu à meia-noite de sábado para domingo, com centenas de pessoas de chocalhos na mão para o desfile. “Há quem leve quatro ou cinco chocalhos nos braços. É memorável e arrepiante”, disse, entusiasmado, o presidente da Filarmónica.

Segundo Alexandre Barata, as pessoas que aderiram aos Pastores estiveram na ordem das “dezenas de milhar”.