Academia Sénior da Covilhã inicia ano letivo em “estado saudável”

“Homenagem aos Avós” foi o tema que a Academia Sénior da Covilhã escolheu para a Abertura Solene do ano letivo 2023/2024, salientando na cerimónia o “estado saudável” e as boas previsões para este ano que são “um reflexo positivo” do passado, apesar de alguns “reveses” de última hora.

Quem o afirmou foi Mário Tarouca, Reitor da Academia Sénior, que na apresentação revelou a base de dados que tem vindo a construir desde o último ano e finalmente está disponível. “Desde que sou reitor, senti necessidade de uma ferramenta que me pudesse auxiliar na gestão do controlo financeiro da academia como de todas as nossas atividades”, justificou.


Nesta base de dados, foi possível observar que, relativamente ao ano transato, houve um incremento de cerca de 30% de academistas e um rejuvenescimento dos mesmos, estando a idade média, à data de 31 de dezembro de 2022, nos 74,5 anos (a academista mais nova tem 51 anos e a mais velha 93).

No total, há 73 academistas (com propinas em dia), nove dos quais são academistas recuperados e 13 são novos matriculados. Este número é, contudo, uma parte da força humana da Academia Sénior, que contou com 258 participantes regulares mais 120 participantes eventuais, afirmou Mário Tarouca.

Relativamente ao ano que agora se inicia, houve, à última da hora, uma baixa de cinco disciplinas: Hidroginástica, Coro, História da Arte, Figuras Emblemáticas da História e Bridge. No meio de indisponibilidades de professores ou outros motivos, destaca-se a ausência da disciplina de Hidroginástica devido à impossibilidade, por motivo de obras, de utilização da Piscina Municipal, nos Penedos Altos. Apesar do protocolo existente com a Câmara Municipal da Covilhã, só para o ano é que a Academia volta a ter esta disciplina.

Mas “nem tudo é mau”, tranquiliza Mário Tarouca. Há a introdução ou retorno de novas disciplinas, como é o caso de Informática, Inglês Nível 2 e Teatro Expressivo.

Tendo em conta estes dados, “é um espelho positivo que se aventura para o próximo ano letivo”. “De maneira nenhuma deixámos cair os braços. Houve uns reveses à última da hora, mas fomos à luta, já temos alguns sucessos dentro desses reveses, outros estamos a caminhar para resolver essas situações”, afirmou o Reitor.

Mário Tarouca apelou à participação na Academia, que “está aberta a todos aqueles que estejam interessados”.

A Academia Sénior disponibiliza para o 1.º Semestre do Ano Letivo 2023/2024 as seguintes disciplinas: Alimentação & Bem-Estar (segunda-feira às 10:00), Ginástica (segunda e quarta-feira às 11:00), Danças de Salão (segunda às 14:30), Adufes (segunda às 15:30), Inglês (segunda à 16:30), Informática (terça às 11:00), Teatro Expressivo (terça às 14:30), Oficina de Artes (terça às 15:30), Viajar pelo Saber (quarta às 10:00), Cidadania (quinta às 10:00), Partilha de Leitura (quinta às 11:00), Cavaquinhos (quinta às 14:30) e Canasta (quinta às 16:00).