Hospital CUF Covilhã: Investimento de 35 milhões de euros vai criar mais de 200 postos de trabalho

Com um investimento de 35 milhões de euros, o Hospital CUF Covilhã, futuramente localizado nas proximidades do Complexo Desportivo, permitirá criar mais de 200 postos de trabalho.

A informação foi avançada por Rui Diniz, presidente da comissão executiva da CUF, durante a sessão de apresentação da unidade hospitalar, que teve lugar esta tarde (30) no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI).


“Relativamente a outras cidades, a Covilhã ganhou velocidade na decisão e abertura, portanto, encontrámos as condições adequadas para o desenvolvimento do projeto”, frisou.  

A nova unidade hospitalar terá uma área de mais de oito mil m2, divididos por três pisos de atividade assistencial, e irá contar com 27 camas de internamento, incluindo uma Unidade de Cuidados Intermédios, duas salas de Bloco Operatório e 34 gabinetes de consultas e exames. Disponibilizará, ainda, os serviços de Imagiologia e Atendimento Permanente de Adultos.

Com a criação do Hospital CUF na Covilhã, o objetivo é, articuladamente com os outros hospitais da rede, servir uma população de quase 280 mil pessoas da região da beira interior, revelou ainda Rui Diniz.

Quanto a recursos humanos, o presidente da comissão executiva da CUF frisou que, à semelhança do que tem acontecido com os hospitais CUF das outras cidades, a ideia passa por estabelecer protocolos com a FCS-UBI, algo que “já foi iniciado”.

“A CUF contribui para a formação médica. Temos internos da especialidade em vários hospitais, somos hospital universitário em algumas cidades e estamos muito apostados, em colaboração com as faculdades de medicina públicas, em contribuir para haver cada vez mais uma melhor formação médica em Portugal”, destacou.

Este projeto surgiu de uma parceria com o grupo empresarial Forumlar, que, para a CUF é uma mais-valia, sublinhou Rui Diniz, acrescentando que o grupo será responsável pela vertente imobiliária do projeto.

“É uma parceria que se pretende que seja a longo prazo. A CUF chega a esta região e beneficia de um parceiro que conhece muito bem a zona”.

Para Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, a criação desta unidade hospitalar na cidade é mais um contributo para afirmar a marca “Covilhã – Cidade da Saúde”.

“Estamos, cada vez mais, a afirmar a marca «Covilhã – Cidade da Saúde». Esta marca vai atrair médicos, enfermeiros, empresas e vai servir melhor os utentes. Uma marca que já conta com a excelência do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), FCS e UBIMedical”, frisou.

O autarca reconhece que existem falhas no serviço nacional de saúde (SNS), da mesma forma que também existem lacunas nos hospitais privados, mas sublinha que o objetivo é que ambos se complementem.

“Estas dificuldades podem e devem ser colmatadas por este sistema, daí entendermos esta coabitação como uma cooperação feliz e sã. Estamos a falar não só de uma coabitação de boa articulação, como também de atração de profissionais de saúde e fixar os mesmos, que é o grande desafio que existe no Interior”.

O Hospital CUF Covilhã irá abrir portas no início de 2027 com “todas as valências ao serviço dos utentes”.