Marca Identitária e homenagem a antigos autarcas marcam aniversário de Sobral de S. Miguel

A apresentação da Marca Identitária de Sobral de S. Miguel e a homenagem aos 21 autarcas que ao longo dos 135 anos da Freguesia estiveram à frente da Junta, foram dois dos momentos que marcaram as celebrações do aniversário de Sobral de S. Miguel, que decorreu esta quarta-feira, dia 25.

“Sobral S. Miguel Coração do Xisto” é a marca passa a fazer parte de todo o material promocional da freguesia e da comunicação oficial da Junta.


Na imagem predomina o castanho, cor do xisto, associada à terra, natureza e estabilidade. Uma cor que transmite segurança e confiança. Tem símbolos em representação das encostas com as casas típicas, símbolo de proteção e abrigo, a ribeira do Porsim como símbolo de vida e o coração como símbolo “do amor que todos sentem pela aldeia”, foi explicado.

Uma marca da “nossa alma e do nosso espírito”, disse a presidente de junta de freguesia, Sandra Ferreira.

As comemorações arrancaram com a inauguração do novo parque infantil da freguesia, um investimento de 25 mil euros da Câmara Municipal da Covilhã, no âmbito da construção destes equipamentos que o município está a realizar no concelho, explicou Vítor Pereira, presidente do município.

Como futuros investimentos da autarquia em Sobral de S. Miguel foi apresentada a requalificação da rua do Barreiro, um projeto do sobralense José da Silva, que representa um orçamento entre os 60 a 80 mil euros, disse o presidente da Câmara Municipal, especificando que esta se encontra no orçamento municipal e será para realizar no próximo ano.

Sandra Ferreira explicou aos jornalistas que se trata de continuar a requalificar os arruamentos da freguesia, neste caso destacando, também, um sobreiro com mais de 135 anos existente no local, ao mesmo tempo que se torna a “rua acessível” dado o grande desnível que existe no local.

Outro do momento alto das comemorações foi a abertura da Galeria dos Presidentes, na Casa Museu João Santos.

Um mural com a foto dos 21 presidentes que desde a formação da freguesia conduziram os seus destinos.  

“Uma forma de celebrar a memória do passado”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, apontando que “ao homenagear os antecessores se está a encarnar o espírito de luta e perseverança e a acreditar no futuro”.

Sandra Ferreira, de forma emocionada, nomeou cada um deles e contou as suas “estórias”, sublinhando a sua importância para a freguesia. “Tudo o que fizeram foi para melhorar o bem-estar da população”, disse.

Realçou a realização de “pequenas e grandes obras, mas todas importantes para o progresso da freguesia”, aproveitando para agradecer o mais de 1 milhão de euros que a Câmara Municipal da Covilhã investiu no Sobral nos últimas 10 anos.

Sandra Ferreira elencou as várias obras realizadas, sendo que a maior fatia foi para o troco da estrada municipal 511 entre o Sobral e Pedras Lavradas. Neste âmbito reivindicou a requalificação do troço Sobral – Casegas, “concluindo a requalificação de toda a 511 até ao final do mandato”.

Uma freguesia com 135 anos que continua a apostar no futuro e no desenvolvimento, sublinhou a presidente da junta de freguesia, vincando que o turismo é uma das apostas.

Dá conta que já há Alojamento local instalado, instando ao investimento privado principalmente em restauração, apostando na gastronomia local.