Município da Covilhã cria Balcão Único Digital para “modernizar procedimentos” e “simplificar acessos”

O Município da Covilhã apresentou hoje, dia 12, o Balcão Único Digital, um serviço online que visa “modernizar procedimentos” e “simplificar acessos”.

A sessão de apresentação teve lugar esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, e de Marcos Lopes, representante da Medidata, empresa de informática responsável pela criação do serviço digital.


Para o presidente da autarquia, o Balcão Único Digital “garante, não só o aumento da qualidade de vida dos cidadãos, como também a agilização e modernização do município, disponibilizando uma solução com um conjunto alargado de funcionalidades que potenciam a desburocratização”.

O serviço online já está disponível na página do Município da Covilhã e possibilita a consulta de faturas, requerimentos, licenças e despachos, permite efetuar o preenchimento de formulários, anexação organizada de documentos, efetuar pagamentos por mbway, guardar rascunhos e ainda consultar o estado dos documentos submetidos.

“Aproximar os munícipes dos serviços autárquicos, modernizando procedimentos, simplificando acessos e melhorando o serviço público” é o objetivo das várias iniciativas que o município tem vindo a desenvolver, disse ainda vítor pereira.

“Na prática, estamos a falar de uma ferramenta que serve exatamente para reduzir deslocações desnecessárias à Câmara Municipal e facilitar o acompanhamento nas várias fases do processo, para que seja tudo mais célere e controlado”, vincou.

Vítor Pereira terminou afirmando que “este é mais um passo no sentido da desmaterialização de processos e redução do consumo de papel”.

Marcos Lopes, da Medidata, sublinhou que esta funcionalidade é “um complemento digital aos serviços já oferecidos pelo município, não substituindo o atendimento presencial que já existe no Balcão Único”.

Segundo foi explicado, podem registar-se pessoas singulares ou empresas e esse registo pode ser feito de forma manual, que, posteriormente, tem de ser avaliado pelos serviços, ou automaticamente através da Autenticação Gov (Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital).

De acordo com o responsável, o portal adapta-se a telemóveis, tablets ou computadores.  

Para mais informações acerca do registo e utilização desta plataforma, pode contactar balcaounicodigital@cm-covilha.pt.