Semana Criativa da Covilhã focada na sustentabilidade vai decorar fachada do Teatro Municipal

A segunda edição da Semana Criativa da Covilhã, que volta a assinalar a designação da cidade como Cidade Criativa da UNESCO na área do Design, vai decorrer entre 8 e 14 de novembro e foca-se este ano na relação entre as artes e a sustentabilidade.

A Semana começa a 8 de novembro, data da entrada da Covilhã na rede de Cidades Criativas da UNESCO, e Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura da Câmara Municipal, quer “constituir uma semana demarcada” a quem visita a Covilhã onde “a criatividade é destacada e colocada no espaço público”.


A vereadora adianta ainda que a segunda edição da Semana Criativa se foca na relação das artes com a sustentabilidade, algo que o Município não está a iniciar mas que pretende “promover de forma mais consistente através de partilhas e debates”.

A sustentabilidade aparece assim “de forma mais consistente” através do convite a “artistas e empresas que em contexto fabril trabalham a transformação de roupa usada, desperdícios para produção de novas matérias, e artistas que fazem a ponte entre arte e sustentabilidade”, revelou a autarca.

Dentro do programa da Semana Criativa, o destaque vai para a exposição “EntreTecido”, que ocupará o foyer do Teatro Municipal da Covilhã (TMC) com o trabalho de dez designers e artistas a trabalhar atualmente na cidade. Com a curadoria do Atelier Vasco Pinho, a exposição conta com os trabalhos de Ana Paula Almeida, Ana Rita Albuquerque, Diogo Fernandes, Fátima Nina, Filipe Carriço, Gonçalo Duarte, Jorge Mendes, Luís da Cruz, Patrícia Casteleiro e Telmo Martins.

A assinalar a exposição, e a funcionar como um convite ao público a entrar dentro do TMC, será feita uma peça de grandes dimensões que cobrirá a fachada do edifício. O curador Vasco Pinho explica que o que motivou esta exposição foi o espaço “estéril e desafiante” do teatro, onde estes artistas mostrarão trabalhos feitos a partir de material reutilizado, que será devolvido às fábricas de origem.

A partir de segunda-feira – e até ao dia 6 de janeiro – já se poderá ver o começo dos trabalhos na fachada do TMC, a funcionar como um “teaser artístico” do que acontecerá no foyer a partir do dia 8. Explica Vasco Pinho que serão 153 cordas em burel, indo ao encontro dos 153 anos da elevação da Covilhã a cidade.

Outro destaque da Semana Criativa é a apresentação, no dia 12 de novembro, da “Rota Portas do Sol: À Descoberta do Centro Histórico”, uma rota em realidade aumentada que liga 35 pontos do Centro Histórico. Financiado pelo Turismo de Portugal, este “projeto inovador de dinamização do centro histórico” tem a vantagem, para a vereadora da cultura, de “qualquer pessoa poder conhecer o centro histórico a qualquer hora, de forma autónoma, sem necessidade de qualquer orientação ou guia”.

Rota real e virtual onde participaram várias pessoas da comunidade, a Rota Portas do Sol permite uma “imersão sinestésica” na descoberta do centro histórico da Covilhã que “tanto serve para a comunidade como para turistas”.

Outra iniciativa da Semana Criativa é levar os alunos das três escolas secundárias a três fábricas parceiras do evento (FITECOM, Paulo de Oliveira e J. Gomes) de forma a “chamar os mais jovens a esta relação entre criatividade e sustentabilidade, pois é nas escolas, na juventude e na infância que devemos trabalhar os objetivos do desenvolvimento sustentável e inclusivo”, explica Regina Gouveia.

Destaca-se ainda a apresentação, no dia 14 de novembro, da Trienal Internacional de Design da Covilhã 2024/25 – “o maior evento do plano de ação da Cidade Criativa da UNESCO” – que traz à cidade outras cidades criativas (internacionais) na área do Design e traz também a representação de Braga como cidade convidada e cidade criativa na área de Media Artes.

O programa completo, que conta com debates, visitas, concertos, exposições, conferências e outras atividades pode ser consultado em breve aqui.