Unhais da Serra: Centro Social Santo Aleixo e autarquia resolvem impasse da creche em risco de fechar

O Centro Social de Santo Aleixo viu-se obrigado a resolver o problema da creche, que funciona acoplada ao lar e que, à luz da legislação atual, não pode funcionar nestas condições, explicou Maria Eugénia Soeiro, presidente da instituição.

A responsável aponta que a opção foi construir um edifício de raiz, apenas para a creche, que permitirá passar das atuais 15 para 24 crianças, disse. Uma obra só possível com o apoio da câmara, vincou a diretora, explicando que a autarquia comparticipa com 150 mil euros.


Maria Eugénia Soeiro frisa que o primeiro concurso para a obra foi aberto por 250 mil euros e ficou deserto, obrigando a subir para 300 mil. Apesar da comparticipação da autarquia, a responsável aponta que o investimento representa “um grande esforço para a instituição”.

Avança ainda que vai criar mais dois postos de trabalho.

Para além da obrigatoriedade legal, a diretora do centro vinca que a obra vai também ao encontro das necessidades da freguesia, uma vez que existem crianças em lista de espera, especificando que no passado algumas tiveram mesmo que procurar respostas noutras localidades.

Aumentar os lugares de creche na freguesia, para além de ir ao encontro da necessidade legal, é uma das razoes que levou a autarquia a apoiar, disse o presidente da CMC Vítor pereira, na visita realizada esta manhã e integrada das comemorações dos 153 anos de elevação da Covilhã a cidade.

Frisa que desde o primeiro momento que a autarquia se mostrou disponível para apoiar, pois a creche é essencial “para a fixação de população”, um dos objetivos da sua governação.

“Não deixamos de dar apoio, não será por falta do nosso financiamento que deixarão de realizar o vosso sonho” disse o autarca. Vincou que estas instituições desempenham “um papel fundamental na sociedade, no apoio que prestam, tanto aos mais jovens como aos mais idosos”, apontando que a autarquia vai continuar a apoiar as várias que existem no concelho.

O Centro Social de Santo Aleixo passa, assim, a ser modelar, permitindo a divisão entre lar, centro de dia e creche, melhorando o serviço prestado em todos os setores.

A obra deve estar concluída em janeiro de 2024.