153 anos Covilhã: Diminuição do valor da fatura da água “vai acontecer a bem ou a mal”

Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, anunciou que irá apresentar ao executivo, ainda esta ano, uma proposta que permitirá baixar substancialmente a fatura da água aos munícipes.

O autarca falava durante a sessão solene da Assembleia Municipal da Covilhã, comemorativa dos 153 anos da elevação da cidade.


O objetivo é “baixar, substancialmente, a despesa que cada covilhanense, empresa e IPSS pagam na fatura da água, que está, sobretudo, relacionada com a carga pesada da taxa de tratamento dos efluentes, que é o que verdadeiramente encarece essa fatura”, disse Vítor Pereira.

“A bem ou a mal, vai acontecer”, salientou o autarca, realçando que a autarquia “está a trabalhar afincadamente neste sentido”.

“Conto, ainda este ano, dar-lhes boas notícias a este propósito”, disse.

A continuação de taxas mínimas no IMI e na derrama são outras das garantias de Vítor Pereira.

“O IMI continuará na taxa mínima e o apoio às famílias numerosas no valor máximo permitido por lei. A derrama continuará na taxa mínima para que os nossos empresários possam dispor de mais dinheiro para reinvestir os seus lucros na sua modernização, na capacitação das suas empresas e na melhoria das condições dos seus trabalhadores”, frisou.

Durante a sua intervenção, o presidente da autarquia covilhanense disse ser “claro” que o balanço dos últimos 10 anos é “positivo”.

“Estamos, mais do que nunca, decididos a continuar a agir. Com a ajuda de todos os eleitos locais, mormente dos presidentes das Juntas de Freguesia e de todos os que integram as suas equipas, estamos decididos a tecer um futuro cada vez melhor, com a maior celeridade que nos deixarem imprimir, mesmo sabendo que as incertezas são muitas, em virtude sobretudo da conjuntura internacional e dos reflexos que esta pode ter no país e no nosso dia-a-dia”.

O autarca relembrou ainda todas as obras realizadas nos últimos anos, apresentando, como exemplos, a conclusão da Estrada Municipal 512, a inauguração da Estrada do Porsim, que liga São Jorge da Beira à EM 511, a ligação entre o Ferro e Peraboa, entre outras.

Na cultura, Vítor Pereira falou ainda do Teatro Municipal da Covilhã (TMC), que, há 10 anos, estava fechado e a degradar-se.

“Hoje temos o nosso teatro completamente requalificado, devolvemo-lo aos covilhanenses e apostámos numa programação regular de altíssima qualidade. Há dez anos, a Cultura reduzia-se a eventos ocasionais e eleitoralistas. Hoje, somos Cidade Criativa da Unesco na área do Design, promovemos eventos de qualidade inquestionável e que nos granjeiam reconhecimento e colocam a Covilhã na vanguarda da produção cultural”, vincou.

O Museu da Covilhã, eleito pela Associação Portuguesa de Museologia como o Melhor Museu em 2022, o regresso das Marchas Populares e os investimentos em várias escolas foram outros dos temas relembrados.