Assembleia Municipal aprova apoio de 1000 euros mensais para combater a falta de médicos no Fundão

Na passada Assembleia Municipal do Fundão, que se realizou na sexta-feira, a Saúde foi um dos temas debatidos, com alguns deputados a levarem à discussão a falta de médicos na generalidade do concelho, mas em Silvares e na zona do Pinhal em especial.

Rogério Hilário, deputado do PSD, introduziu o tema revelando que em toda a extensão do concelho do Fundão existem 4487 pessoas sem médico. Só na zona do Pinhal, o número chega aos 2460. Porém, afirmando que “já é tempo de alguém fazer alguma coisa por este assunto”, manifestou que “não é a Câmara que tem de resolver”, visto ser “uma competência estrita da Administração Central”.


Apelou à assembleia que se una e diga ao poder central “que tem de fazer alguma coisa”. Trata-se pois de “desorçamentação do poder central, porque as Câmaras pouco poderiam fazer com a autonomia que têm”, disse.

Também Cláudia Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Silvares, lembrou que “faz um ano que Silvares e a zona do Pinhal estão sem médico de família”. Algo “inconcebível e insuportável”, tendo em conta que grande parte daquela população “não tem meios para se socorrer de médicos e muitas vezes utilizam meios de urgência para serem observados por um médico nas urgências no Hospital da Covilhã”, disse.

Levado a discussão na Assembleia, e aprovado já na passada reunião pública do executivo, o Regulamento para Atribuição Excecional de Incentivos à Fixação de Profissionais de Serviços Públicos Essenciais no Fundão foi aprovado por maioria (CDU absteve-se). Esta atribuição traduz-se, no caso dos médicos, a um apoio de até 1000 euros mensais, que pode ser monetário, em transporte e/ou habitação. O critério é o do dobro: para cada ano apoiado, a fixação do profissional tem de ser de dois.

Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, concordando com as situações levantadas, assumiu a sua concordância, acrescentando que o Município está “na linha da frente da contestação e a lutar com todas as armas”. A situação é muito complexa, admite, e por isso não se pode cair “numa espécie de leilão de médicos”.

Já havia afirmado em reunião pública que estas medidas são de tempos excecionais e fundamentais para tentar resolver o problema da falta de médicos.

O documento que prevê este apoio a médicos (o documento prevê também apoio a professores e profissionais de segurança), depois de aprovado em Assembleia Pública, segue agora para discussão pública durante um período de cerca de dois meses, afirmou o autarca.