PCP: Deputada europeia considera contrato de mobilidade da Covilhã “desastroso”

Para Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu, o contrato de mobilidade da Covilhã é “desastroso”.

“Os transportes são públicos, portanto, deviam ser geridos publicamente, para que o centro da política de transportes coletivos represente as necessidades das populações e não os interesses de quem está a fazer o negócio”, vincou Sandra Pereira em declarações à RCC.


A deputada falava à margem de uma tribuna pública sobre transportes, que teve lugar ontem (13), na Praça do Município, no âmbito das Jornadas de Trabalho dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu: “Contigo todos os dias, A tua voz no Parlamento Europeu”.

“Montar uma rede de transportes públicos que funcione e permita que as pessoas utilizem o transporte coletivo em vez do transporte individual” é uma das medidas a tomar para promover a utilização de transportes públicos, principalmente no interior do país, revelou ainda Sandra Pereira.

“Temos de mudar o paradigma do transporte, promovendo políticas nesse sentido, uma vez que é uma medida social e ambientalmente mais justa”, afirmou.

Questionada sobre o que é necessário fazer para quebrar a interioridade, a deputada do PCP refere, como medidas, a criação de postos de trabalho, acesso a salários justos e investimento em serviços públicos.

“Se não tivermos uma escola, um centro de saúde, um hospital e bons transportes públicos, dificilmente as pessoas se fixam no interior. Políticas que promovam o emprego e reforcem os serviços públicos são fundamentais para que o interior não seja esquecido”, explicou.

“As pessoas que vivem aqui devem ter acesso a tudo aquilo que as pessoas que vivem noutros locais do país também têm”.

A iniciativa decorreu entre os dias 11 e 13 de outubro em vários concelhos da região.