Investigadora da UBI galardoada com o Prémio Investigação, Inovação e Território

Márcia Silva, investigadora e professora auxiliar convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior, vai ser galardoada, pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), é uma de três galardoados com o Prémio Investigação, Inovação e Território 2023, uma distinção na modalidade “Projetos e iniciativas inovadoras”.

O reconhecimento surge pela investigação “Empreendedorismo feminino no turismo em territórios de baixa densidade: o caso das Beiras e Serra da Estrela”, avança o CEI.


O estudo de Márcia Silva demonstra que o empreendedorismo nestes territórios “tem permitido reter população, particularmente de mulheres que encontram no turismo uma oportunidade para a criação de emprego, mas também para fixar novos residentes e assim fortalecer a economia e a atratividade dos territórios”.

O prémio do Centro de Estudos Ibéricos, que distingue projetos que divulgam “estudos, experiências e boas práticas que concorram para reforçar a coesão, a cooperação e a competitividade dos territórios fronteiriços e de baixa densidade”, corresponde a um valor de 1.750 euros e será entregue numa cerimónia dia 19 de outubro, às 15:00, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade.

Márcia Silva é Doutorada em Sociologia pela Universidade do Minho, e mestre em Sociologia e licenciada em Geografia e Planeamento, pela mesma universidade. É desde 2023 docente na UBI.