A saúde mental como “compromisso de todos” na 17.ª Semana do Bebé do CHUCB

Começou ontem a Semana do Bebé do Centro Hospital Universitário da Cova da Beira (CHUCB), que já vai na 17.ª edição, e, até 14 de outubro, dinamiza conferências a atividades com crianças em vários locais, desde o Centro Hospital até às escolas da região.

Este evento, que pretende dizer a toda a comunidade “que se reúne à volta desta ideia que todos somos importantes no cuidado da criança”, traz este ano para cima da mesa a temática da saúde mental, “um compromisso de todos”.


“A pandemia trouxe esta visibilidade da importância da saúde mental”, disse à Rádio Clube da Covilhã Paula Cristina Correia, diretora do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do CHUCB. Mas não é a única premissa: “todas as dificuldades que estamos a passar e a importância que a saúde mental tem em todos nós” são também motivos para esta temática na Semana do Bebé, afirmou.

Paula Correia, que é também diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHUCB, atenta ainda na importância de “começar a pensar na saúde mental da criança logo a partir da grávida” e do “acompanhamento da criança ao longo do seu ciclo de vida”.

“Compete a todos nós, entidades e comunidade. Temos de nos preocupar uns com os outros, proteger-nos uns aos outros, apoiar-nos uns aos outros”, rematou.

Destaca-se no programa o Seminário Científico que acontece durante todo o dia de sexta-feira, com várias conversas e palestrantes especializadas nas temáticas envolventes da saúde mental e da criança. A participação no Seminário, gratuito e aberto a toda a comunidade, requer inscrição obrigatória aqui.

A 17.ª Semana do Bebé começou ontem às 17:00 com uma conferência intitulada “Vinculação: a base segura do bebé”, seguida de uma Oficina Criativa para Bebés, no Hospital Pêro da Covilhã.