Quinta das Palmeiras é uma das 10 escolas portuguesas em projeto educativo mundial da OCDE

A Escola Secundária Quinta das Palmeiras, da Covilhã, vai fazer parte da Delegação Portuguesa que irá representar Portugal no Projeto Schools+ Network, um projeto de âmbito mundial da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), que une “casos de sucesso na educação” a nível mundial.

Anteriormente designado por Global Network of Learning Schools, o Projeto Schools+ Network pretende “capacitar as escolas a desempenhar um papel mais ativo e central na liderança de progressos na educação”, segundo se lê no site.


Deste grupo de trabalho que compõe o projeto fazem parte 10 escolas portuguesas. Além da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, também a Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe e a Escola Portuguesa Ruy Cinatti, em Timor, foram convidadas para a delegação.

“Este convite surge com base no dinamismo, inovação, qualidade e resultados das práticas pedagógicas implementadas ao longo dos anos na Escola Quinta das Palmeiras”, refere a escola em exclusivo à Rádio Clube da Covilhã.

Para João Paulo Mineiro, diretor da Escola, “é um orgulho representar Portugal neste grupo de trabalho da OCDE”. Segundo o diretor, segue-se agora um “trabalho contínuo”, com várias reuniões e partilha de práticas educativas já realizadas pelas escolas e que foram casos de sucesso ao nível da Inovação Pedagógica ou das Novas Práticas Educativas.

Seguir-se-ão agora vários encontros e fóruns com escolas do mundo inteiro para partilhar experiências e, em conjunto, “colocar as próprias escolas no centro do design educativo”, como se lê no site da OCDE.