Comboio Intercidades Lisboa-Covilhã vai ser cenário de conferência sobre mobilidade no Interior

O Comboio Intercidades número 541, que parte dia 24 de outubro de Lisboa-Santa Apolónia, às 8:15, com destino à Covilhã, e que efetua paragens em Vila Franca de Xira, Santarém, Entroncamento, Abrantes, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e Fundão, será palco da Conferência intitulada “Desafios da Mobilidade nos Territórios de Baixa Densidade”.

Confirmadas na viagem estão já as presenças de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, Carlos Miguel, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Jorge Delgado, Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Ana Paula Vitorino, Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT),Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã (CMC) e Mário Raposo, Reitor da Universidade da Beira Interior (UBI).


Ao longo do percurso, os autarcas dos Municípios onde se efetuará paragem juntar-se-ão na estação respetiva e farão uma intervenção sobre os desafios da mobilidade nos seus territórios.

A iniciativa, organizada pela AMT em parceria com a CMC e a UBI, tem como objetivo “abrir um espaço de discussão sobre as especificidades das regiões de baixa densidade populacional e de ocupação dispersa em matéria de mobilidade e transporte”, avança a organização em nota de imprensa.

Ana Paula Vitorino, considera que “é importante dar voz a diversos intervenientes” no processo de “definição e formulação de políticas públicas que promovam uma melhor mobilidade em todo o território”. A presidente da AMT espera que a Conferência “seja um marco na jornada coletiva rumo a um sistema de transportes mais sustentável, eficiente e inteligente”.

Chegada à estação da Covilhã, a comitiva e participantes seguirão de autocarro para o almoço, no Museu de Lanifícios. Depois, no Anfiteatro das Sessões Solenes, no Pólo I da UBI, dá-se início à segunda parte da Conferência. Na sessão de abertura, estarão Mário Raposo, Vítor Pereira, Ana Paula Vitorino e Ana Abrunhosa.

O evento prossegue com três painéis de conversa: “As especificidades e necessidades dos territórios de baixa densidade e de ocupação dispersa” às 14:10, “A promoção da acessibilidade, proximidade e coesão social e territorial através do planeamento e da organização da mobilidade e dos transportes” às 15:20 e “O financiamento da transição ambiental e o impulso para a transição digital” às 16:30.

Na sessão de encerramento, falarão os Secretários de Estado Carlos Miguel e Jorge Delgado.

A Conferência “Desafios da Mobilidade nos Territórios de Baixa Densidade” tem entrada livre mas sujeita aos lugares disponíveis. A participação requer inscrição prévia aqui. O programa detalhado pode ser consultado aqui.

O regresso está marcado para as 18:53, no Comboio Intercidades número 544, com destino a Lisboa, chegada prevista às 22:20.