Covilhã: Campanha de Natal da AECBP oferece 3 mil euros em vouchers para apoiar comércio local

Promover o comércio, serviços e restauração local, não só na cidade, como em todo o concelho da Covilhã, é o grande objetivo da campanha “A Magia do Natal é no Comércio Local”, organizada pela Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP).

A iniciativa, que foi hoje, dia 28, apresentada em conferência de imprensa, tem início no dia 1 de dezembro de 2023 e termina no dia 19 de janeiro de 2024.


Por cada 20 euros em compras, o cliente recebe um cupão, ficando habilitado a ganhar até 500 euros em vouchers, no valor de 20 euros cada, para utilizar nos estabelecimentos aderentes à campanha. No total, serão sorteados 150 vouchers, num total de 3000 euros.

Para João Marques, presidente da AECBP, esta iniciativa é “uma alavanca para o comércio local, fazendo com que os consumidores tenham outra opção de consumo, que não o das grandes superfícies comerciais”.

“O comércio tradicional não existe apenas nas ruas mais conhecidas, como a Rua Direita, Rua Ruy Faleiro e Pelourinho, mas sim em todo o concelho”.

O objetivo é que “o comércio tradicional tenha algum apoio, num momento muito difícil, tendo em conta o contexto económico nacional e internacional”, salientou o dirigente.

Abel Cardoso, em representação da União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, reconheceu que o comércio tradicional, na cidade, “merecia um estímulo”.

“O comércio tradicional tem sido muito prejudicado. As pessoas vão para os centros comerciais e o centro da cidade e começou a ficar abandonado”, admitiu, salientando, no entanto, que esta iniciativa “vem dar o apoio necessário aos comerciantes que querem continuar a trabalhar”.

De acordo com José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro das feiras e eventos na Câmara Municipal da Covilhã, “estas campanhas pretendem potenciar o comércio e as vendas nesse mesmo comércio”.

Durante o seu discurso, o autarca deu, como exemplo, o projeto em curso Bairros Digitais, para sublinhar a necessidade de os comerciantes se adaptarem aos novos tempos.

“Modernizar o nosso comércio e ajudar os comerciantes a potenciarem os seus negócios é a lógica que vamos poder trazer com os Bairros Digitais”, concluiu.

Até ao momento, são 60 as lojas aderentes, revelou João Marques, salientando que o objetivo é chegar às 150 e que existem comerciantes de freguesias como o Ferro, Teixoso e Tortosendo a querer participar na iniciativa, algo que está a acontecer “devido ao sucesso da última campanha e impulso dos parceiros”.

Aumentar o valor dos prémios e trabalhar para uma campanha “mais digital” são as metas para o próximo ano, vincou ainda o dirigente.

O sorteio será realizado dia 26 de janeiro de 2024, sendo que os vouchers de compras sorteados têm de ser utilizados até dia 30 de junho.