A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse na Guarda, que fará “tudo” para que o Plano de Revitalização da Serra da Estrela “ainda seja aprovado” pelo atual governo.
“Tudo farei da minha parte para que ele [plano] ainda seja aprovado” vincou a governante durante a sessão comemorativa dos 824 anos da atribuição do foral à cidade da Guarda.
Ana Abrunhosa disse que o Plano lhe foi entregue, recentemente, pelos autarcas da região da serra da Estrela.
“É um plano que foi feito sobretudo pelo território e que, por isso, seja qual for o Governo não há qualquer motivo para que não vá em frente”, disse. “O território assim o merece” concluiu.
A Ministra também alertou que o Governo vai entrar em gestão, mas a administração pública não, e, por isso, não há motivo para não se aproveitar os fundos.
Recordar que o orçamento inicial do plano era de 40 milhões de euros, mas a ministra Ana Abrunhosa defendeu durante o processo de elaboração que o valor poderia subir até à sua aprovação.
O Plano de Revitalização da Serra da Estrela foi elaborado pelos seis municípios do Parque Natural da Serra da Estrela na sequência dos grandes incêndios de 2022.
O documento apresenta diferentes medidas, distribuídas por quatro eixos: ambiente, proteção civil, ordenamento, agricultura e florestas; cultura e marketing territorial; inovação social e habitação; economia e competitividade.