Pinhel: “Beira Interior – Vinhos & Sabores” mostra o melhor da região

A “Beira Interior – Vinhos & Sabores” é uma feira dedicada aos vinhos e gastronomia da Beira Interior, que tem como principal objetivo divulgar a região, potenciando “o que de melhor existe no território. Vai decorrer entre 17 e 19 de novembro em Pinhel.

A organização está cargo do Município de Pinhel e da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior.


Durante a sessão de apresentação do evento, esta quinta-feira na Almeida Garrett Wines, no Tortosendo, o presidente da Câmara Municipal do Pinhel, Rui Ventura, sublinhou a importância do evento para a promoção da região, através dos seus produtos.

“Queremos que vejam esta feira como uma forma de promover os produtos da região, mas sobretudo nós vemo-la como uma forma de promover a nossa região, dando visibilidade à marca Vinhos da Beira Interior”, apontou.

Partindo dos vinhos e da qualidade dos produtos, promove-se também o território, sublinhou o autarca.

“A Beira Interior não é só vinhos e sabores, tem muito mais, mas se pudermos atrair gente para a Beira Interior, para promover o que de melhor tem a Beira Interior, seguramente que o faremos”, disse.

Manuel Almeida Garrett, anfitrião desta presentação, na sua intervenção sublinhou a importância deste evento na promoção do território, em termos nacionais e internacionais.

Um evento que tem contribuído para a promoção dos vinhos da região, que já se batem com outros mais tradicionais, mesmo nas revistas da especialidade, deu conta do produtor.

“Este é um evento referência na promoção do território”, sublinhou, afirmando que “contribui para a coesão que se tem conseguido criar”. Para o produtor de vinhos, cuja empresa vai já na 5.ª geração, o facto de os Vinhos da Beira Interior terem cada vez melhor cotação, deve-se, também, a eventos desta natureza, “que tem uma importância enorme na promoção do território, dos vinhos e dos sabores”, que arrastam para a ribalta o território.

Para o produtor “um grande território só se faz com grande coesão” e exortou todos “a unir esforços e remar no mesmo sentido para mostrar que esta é a melhor região do mundo, que tem produtos únicos”.

Rodolfo Queirós, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, que coorganiza a feira, para além de salientar a qualidade dos vinhos e sabores da região, realçou que o evento aposta também nas pessoas, nos produtores da região e nos apaixonados pelos vinhos e gastronomia.

“Temos de potenciar as coisas boas que temos, temos muitas como vinhos, sabores, o território, aldeias históricas, o xisto, etc., mas temos sobretudo as pessoas. Temos pessoas muito válidas e temos muitas vezes que lhes dar palco, porque elas ajudam a elevar a qualidade da região”, disse.

Nesta edição da “Beira Interior – Vinhos e Sabores” estarão 50 expositores, entre vinhos e gastronomia. O evento vai decorrer no Centro Logístico de Pinhel.

A primeira edição remonta a 2015 e, desde então, o evento realiza-se anualmente no terceiro fim de semana de novembro.

A par do Salão de Vinhos e Sabores, o programa inclui Provas Comentadas de Vinhos, degustações de produtos locais, Showcookings, um Seminário, este ano subordinado ao tema “Comercialização”, desafinando a “ouvir e falar com profissionais sobre a distribuição” e que terá lugar no sábado a partir das 14:00.

Haverá ainda o já tradicional concurso de vinhos “escolha da imprensa”, cuja escolha será anunciada no primeiro dia do evento.

Conta também com uma área de restauração e animação musical.

No dia 17 o evento abre portas às 18:00 e conta com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

No dia 18 decorre entre as 12:00 e as 00:00 e no dia 19, domingo, antes da abertura do salão, tem lugar uma maratona de BTT, com início marcado para as 09:00. O evento termina às 20:00.